Dicas sobre o Instagram Profissional para negócios
Lançado em 2010 com o objetivo de ser um local de compartilhamento de fotos, o Instagram cresceu vertiginosamente e hoje é a rede social mais acessada pelo mundo todo, com 1 bilhão de usuários ativos, sendo 500 milhões com acesso diário.
Com o passar do tempo e o sucesso só crescendo, houve aprimoramento e inclusão de novas funcionalidades até que, em 2016, foi lançado o Instagram Business, ou Instagram para Negócios, para abraçar também o público dos negócios.
Hoje, 60% das pessoas dizem que descobrem novos produtos no Instagram e ⅓ dos stories mais visualizados são de empresas. Outra estatística interessante é a de engajamento, no Instagram essa taxa pode ser até 20x mais alta do que no Facebook.
Já deu pra perceber que não dá para ficar de fora né? Leia a matéria até o final e descubra como deixar seu Instagram mais profissional pronto para atrair clientes.
Conta Comercial
O primeiro passo de um bom Instagram profissional é tornar a conta pessoal em comercial. Isso pode ser feito em uma conta já existente ou criando uma nova com a configuração.
Essa modalidade de conta é essencial para quem quer fazer negócios dentro da plataforma. Com ela será possível visualizar dados e estatísticas importantes que irão guiar tomadas de decisão e aprimorar resultados. Dessa forma, é possível analisar dados como local, idade, sexo dos seguidores e assim fazer uma comunicação muito mais assertiva.
Biografia e foto de perfil
Sempre ouvimos que a primeira impressão é a que fica, então customizar esses dois elementos da maneira correta vai agregar significativamente na imagem de um Instagram Profissional.
Na foto principal é preciso passar credibilidade e alinhamento com o seu segmento. Já na biografia é extremamente importante informar organizadamente do que se trata aquele perfil e as formas de contato.
Outro ponto a ser levado em consideração na biografia, é que é o único local onde o Instagram permite adicionar link. Para o caso de usar vários links, indicamos a ferramenta gratuita Linktree que permite fazer um catálogo de links dentro de um mesmo endereço.
Conteúdo consistente e de qualidade
O segredo do sucesso das páginas mais visitadas no Instagram está na qualidade e consistência das postagens realizadas. Não é preciso nada mirabolante!
É interessante que você utilize imagens próprias de alta qualidade, mas caso não tenha habilidade ou um smartphone com uma boa câmera, uma saída seria utilizar um banco de imagens gratuito para ilustrar seu conteúdo, forneça todas as informações que o cliente precisa para se envolver com ele e esteja presente diariamente para os seguidores, seja com publicações na linha do tempo ou stories. Quanto mais você aparece, mais pessoas interagem e mais importante seu perfil se torna.
Alguns bancos de imagens gratuitos são:
Unsplash
Pexels
Pixabay
Videezy (vídeos)
Já a qualidade do conteúdo é o que vai manter o seguidor interessado em seguir a página. Forneça mais do que material de venda, ensine o público sobre seus produtos, aplicações, benefícios. E lembre-se: as pessoas não querem comprar o produto em si, mas sim a solução que ele oferece!
Não se esqueça que nós disponibilizamos serviços que podem ajudar você a completar seu Instagram, veja nossos serviços e faça contato.
Interaja com seu público
Criar engajamento demanda esforço e é um trabalho diário. A comunicação precisa se tornar uma via de mão dupla e, por isso, você deve seguir, comentar, curtir e responder stories sempre que possível para ser lembrado em um momento de necessidade.
Mas atenção, o maior erro aqui é seguir e interagir com pessoas que não são necessariamente o seu público-alvo. Use seu Instagram profissional somente para o seu negócio e foque em pessoas que poderão ser seus clientes.
Não tem segredo para cuidar de um Instagram profissional, mas é importante se dedicar para que seja um local onde o cliente sinta segurança e comprometimento, além de encontrar tudo o que precisa sobre o serviço oferecido.
Gostou da matéria? Acompanhe o blog para saber isso e muito mais sobre o universo de segurança eletrônica, negócios, artes gráficas e outros.